Os antioxidantes são substâncias capazes de agir contra os danos normais causados pelos efeitos do processo fisiológico de oxidação no tecido animal. Acredita-se que os antioxidantes ajudam na prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas como o câncer, as doenças cardíacas, derrame, Mal de Alzheimer, artrite reumatoide e catarata.
O que é oxidação, afinal?
A oxidação é um processo químico normal em nossos corpos, que resulta em moléculas instáveis chamadas radicais livres.
Em pequenas quantidades, esses radicais livres são úteis para nossa saúde, pois têm um papel importante nos processos normais de nossas células, mas em grandes quantidades eles podem causar problemas e prejudicar o funcionamento celular, um processo conhecido como “estresse oxidativo”.
Alimentos ricos em antioxidantes
Os alimentos ricos em antioxidantes são frutas e verduras com grandes concentrações de vitaminas A, C ou E, assim como o betacaroteno, minerais, como o selênio e o zinco, e aminoácidos, como cisteína e glutationa.
Vitamina A: abóbora, batata doce, brócolis, cenoura, damasco seco e melão.
itamina C: frutas cítricas e vegetais verdes, como acerola, brócolis, caju, couve, kiwi, laranja, lima, limão, morango e tomate.
Vitamina E: a fonte mais importante é o gérmen de trigo, mas também pode ser encontrada em amêndoas, castanhas-do-pará, gemas, legumes, vegetais folhosos e óleos de algodão, arroz, girassol, milho e soja.
Carotenoides: o betacaroteno e o licopeno pertencem a este grupo. São encontrados em: cenoura, frutas vermelhas, tomate, abóbora, damasco, beterraba, pitanga, mamão, manga e batata-doce.
Polifenois: o resveratrol e os flavonoides são os principais integrantes do grupo. São encontrados em: alface roxa, couve, chocolate, canela, orégano, azeite, chá, rúcula, espinafre, brócolis, uva, banana, goiaba, gengibre, nozes, cravo e vinho tinto.
Ômega 3: é um potente antioxidante que, inclusive, melhora a textura da pele, já que age sobre a fluidez celular. Fontes: peixes de maneira geral, principalmente os de água fria, como salmão, sardinha e anchova.
Selênio: disponível em cereais integrais, leite, manteiga, pão integral, aveia, salmão, camarão e oleaginosas.Cobre: achado em alimentos como fígado, nozes, leguminosas e cereais integrais.
Zinco: está no leite, queijos, ovos, fígado, leguminosas, farelo de trigo, carnes e nozes.