O som da nossa voz é produzido pela vibração das cordas vocais, que são duas faixas de tecido de músculo liso que se colocam uma na frente da outra na laringe. A laringe está localizada entre a base da língua e a parte superior da traqueia, que é a via até os pulmões.
Quando não estamos falando, as cordas vocais estão abertas para que possamos respirar. Quando se produz o momento de falar, no entanto, o cérebro organiza uma série de eventos. As cordas vocais se encaixam quando o ar passa para fora dos pulmões, fazendo-as vibrar. As vibrações produzem ondas sonoras que viajam através da garganta, nariz e boca, que atuam como cavidades de ressonância para modular o som. A qualidade da nossa voz, seu tom, volume e som são determinados pelo tamanho e forma das cordas vocais e cavidades de ressonância. Esta é a razão pela qual as vozes soam tão diferentes.
Rouquidão é quando você fala com dificuldade; Afonia é quando você perdeu totalmente a sua voz. A causa de ambos é geralmente falar muito alto, gritar ou o aparecimento de um resfriado ou infecção do trato respiratório superior.
Existem causas específicas para esse fenômeno, nas quais:
Laringite: A laringite é uma das causas mais comuns de afonia. Pode ser devido ao inchaço temporário das cordas vocais de um resfriado, uma infecção do trato respiratório superior, ou alergias. O médico tratará a laringite de acordo com a sua causa.
Usar a voz incorretamente: Conversar demais, falar muito alto, gritar e até gargalhar também são atitudes agressivas para a voz. Se você usa sua voz para ganhar a vida e experimenta regularmente rouquidão, o médico pode sugerir ver um fonoaudiólogo para terapia de voz. Na terapia de voz, te darão exercício vocais e conselhos para evitar a afonia mudando as formas em que utiliza a voz.
Refluxo gastresofágico: O refluxo gastresofágico é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago e em direção à boca, causando dor e inflamação. Isso acontece quando o músculo que deveria impedir que o ácido do estômago saia do seu interior não funciona de forma adequada, isso pode causar diversos danos a laringe, esôfago e inclusive cordas vocais
Nódulos: Nódulos nas pregas vocais, popularmente conhecidos como calos nas cordas vocais, são lesões de massa, benignas, bilaterais e simétricas que acometem as pregas vocais e cuja formação está relacionada a um comportamento vocal alterado e inadequado, principalmente o abuso vocal. Os nódulos nas pregas vocais aparecem devido ao atrito brusco causado pelo contato frequente e em forte intensidade entre as pregas vocais durante a produção dos sons.
Para curar a rouquidão e a afonia o correto é identificar a causa com um médico de confiança. A afonia é um sinal que a laringe e as cordas vocais estão sendo atacadas por algum agente. Nunca se automedique.