Altamente contagioso, o vírus da gripe está em constante evolução e mutação, por isso a imunidade contra ele raramente dura muito tempo. Comumente chamado de Rinovirus, é um grupo de vírus responsável por mais da metade dos casos de gripe.
Ele se instala nas vias respiratórias e costuma atingir mais os jovens, idosos e pessoas com imunidade baixa, embora qualquer um corra o risco de ser infectado.
Invista em vitamina C
Os alimentos ricos em vitamina C fortalecem o sistema imune e ajudam a evitar a gripe e o resfriado. Mas além disso, também é importante ter uma alimentação saudável, consumindo menos alimentos gordurosos e mais alimentos cheios de vitaminas e minerais.
Evitar o contato com pessoas gripadas
Se o seu familiar ou colega de trabalho ou da escola está com gripe ou resfriado e não para de tossir e espirrar ao seu lado, uma boa estratégia é que ele use uma máscara respiratória que se compra na farmácia para evitar espalhar o vírus pelo ar contaminando a todos. Se ele não colaborar e não usar a máscara, coloque-a você porque assim o vírus não entra no seu sistema respiratório e você não fica doente.
Limpar e arejar a casa
Uma casa fechada e suja é o ambiente ideal para a transmissão de vírus. Portanto, areje a sua casa 2 ou 3 vezes por dia, e mantenha-a limpa, dando particular atenção a objetos que são partilhados por toda a família como sejam as maçanetas das portas, os botões e comandos dos eletrodomésticos, entre outros.
Vacinação
A vacinação contra a gripe é um método muito eficaz para prevenir a gripe e as suas complicações. A vacina não é obrigatória, mas está recomendada para pessoas pertencentes aos chamados grupos de risco: crianças com menos de 5 anos e adultos com mais de 65 anos idades, grávidas e pessoas com doenças crônicas ou sistema imunitário debilitado, profissionais de saúde e pessoas que vivam em comunidade (quartéis, prisões, lares, etc.).
Beber muito líquido e manter a mucosa das vias respiratórias hidratadas
O vírus da gripe entra no organismo através da mucosa das vias respiratórias superiores (nariz, boca, faringe e laringe), que constituem uma barreira de proteção para vírus e outros microorganismos. Algumas pessoas têm as mucosas mais secas o que facilita a aderência do vírus e o torna mais resistente.