As proteínas podem ser de origem vegetal ou animal. No caso das primeiras, elas são consideradas incompletas por serem pobres em variedade de aminoácidos essenciais (aqueles que o corpo não é capaz de produzir). Já a proteína de origem animal, é considerada completa por conter todos os aminoácidos essenciais. Saiba mais sobre esse importante nutriente!
Afinal, o que são proteínas?
A proteína é um nutriente indispensável, pois funciona como matéria prima para nosso organismo, atuando na construção de massa magra e manutenção das nossas funções fisiológicas e metabólicas. São encontradas em todas as estruturas do nosso corpo e, a partir delas, construímos músculos, tecidos, cabelo, unha, hormônios, anticorpos e outras estruturas celulares. Além disso, promovem maior sensação de saciedade após a ingestão e auxiliam no controle do apetite, contribuindo para o processo de emagrecimento.
Quais os alimentos mais ricos em proteínas?
Carne: Embora todos os tipos de carnes sejam fontes de proteínas, a melhor opção é a magra e branca, como o frango, que possui menos gordura do que a vermelha.
Ovo: Esse é mais um alimento de origem animal e que fornece 6 gramas de proteínas (presentes na clara). Evite consumir ovo frito e com complementos calóricos e com muita gordura, como queijos, para não elevar as taxas de colesterol ruim. O modo ideal é cozido e com a gema levemente mole.
Cogumelos: O que não faltam são variedades do alimento: shitake, shimeji, funghi. Só não vale ingerir com complementos ricos em sódio, como o molho shoyu.
Arroz e feijão: A combinação reúne todos os aminoácidos essenciais, necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. Outros grãos ricos em proteínas são: milho, lentilha, ervilha, entre outros.
Mantenha-se saudável com proteínas
O consumo adequado de proteínas é importante para garantir a saúde e, de acordo com especialistas, a ingestão de proteína deve estar focada nas três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), mas também é recomendado que aconteça nos intervalos para alcançar as recomendações de ingestão diária de todos os aminoácidos.
Um grande aliado do corpo
Quando ingerimos proteínas, elas são quebradas durante o processo de digestão, e posteriormente, absorvidas pelas nossas células, que novamente as quebram, transformando-as em aminoácidos. Estes aminoácidos serão utilizados pelo nosso corpo onde eles forem mais necessários.
Por exemplo, se a pele de uma pessoa estiver em desequilíbrio pela falta de aminoácidos, os alimentos ricos em proteínas e a ingestão devida de água serão benéficos para a sua recuperação. Isso vale não somente para a pele, mas para todo o corpo, pois, como vimos, os aminoácidos são construtores e reparadores.