Quais os perigos de dormir mal?

Pesquisas indicam que não dormir o suficiente noite após noite pode comprometer a saúde, podendo até mesmo encurtar a vida.

Dicas de Saúde
July 5, 2022
2
min

Pesquisas indicam que não dormir o suficiente noite após noite pode comprometer a saúde, podendo até mesmo encurtar a vida. Da infância à velhice, os efeitos do sono inadequado são capazes de afetar profundamente a memória, aprendizado, criatividade, produtividade e estabilidade emocional, bem como a saúde física. Conheça todos os problemas relacionados ao baixo sono em nosso post!

Baixa imunidade

Quando você dorme, seu organismo trabalha na produção de anticorpos, os responsáveis pela defesa de nosso corpo contra infecções, vírus, bactérias e outros vilões que podem comprometer nossa saúde. Mas, se você não dorme o suficiente, seu organismo não produz os anticorpos suficientes para sua proteção e sua imunidade sofre uma baixa considerável. Além disso, se você ficar doente, você também não terá energia o suficiente para se recuperar e ficará enfermo por mais tempo.

Facilidade para ganhar peso indesejado

Estudos científicos apontaram uma ligação estreita entre a privação de sono e a alteração hormonal que influencia na fome e nas escolhas dos alimentos. Logo, o fato de não dormir o suficiente pode levar à obesidade, seja por causa da ansiedade de ficar acordado em horários errados, que proporciona impulsão por alimentos mais gordurosos e doces; seja devido ao próprio descontrole do organismo.

Cuidado ao tomar decisões!

Segundo estudos realizados pelo pesquisador Sean Drummond, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, quando estamos cansados temos dificuldade para determinar o que é mais importante e até pequenas decisões ganham gravidade exagerada. Além disso, o pesquisador especializado em privação do sono descobriu que o cansaço leva as pessoas a correrem mais riscos.

Falta de coordenação motora

Tropeços, objetos que caem das mãos… a privação do sono faz com que os reflexos fiquem mais lentos. Aliado à falta de concentração, o problema ganha contornos perigosos quando a tarefa a ser executada é dirigir. Por isso, a recomendação de uma boa noite de sono antes de pegar a estrada é tão importante.

Acidentes

Alguns estudos mostram que ter uma noite de sono mal dormida e sentir sonolência na hora de dirigir diminui o tempo de reação no trânsito. Estudos comparam que pessoas com sono no volante são tão perigosas quanto pessoas embriagadas dirigindo.

Compartilhe este artigo