Poluição sonora refere-se a qualquer tipo de ruído acima dos limites determinados pela legislação ou, de certa forma, que seja capaz de causar desconforto e prejudicar a nossa saúde.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) determina que um som não deve ultrapassar a barreira de 50 db (equivalente a uma conversa em tom normal), pois, a partir disso, começam os efeitos negativos à audição.
Efeitos negativos acarretados pela poluição sonora
Estresse, dor de cabeça, insônia, cansaço, agressividade, perda de atenção, zumbido, perda de audição temporária ou permanente, surdez, aumento da pressão arterial, entre outros. Viu como é perigoso?
Como evitar esses danos?
Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante:
- evitar locais com muito barulho;
- escutar música num volume de baixo para médio;
- não ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído;
- não gritar em locais fechados;
- evitar locais com aglomeração de pessoas conversando;
- ficar longe das caixas acústicas nos shows de rock e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento.
Existe algum sintoma que identifique a exposição a muito barulho?
Zumbido é o sintoma mais frequente, principalmente aquele ruído que permanece após exposição a som intenso. Quando o som é muito elevado, em termos de intensidade, pode até haver dor.
A sensação de intolerância a determinados sons (hiperacusia) também é um sintoma preocupante.
O barulho causa danos irreversíveis
Com a evolução, são completamente irreversíveis. No início do abuso existe uma perda de audição transitória, que se recupera após um “descanso” auditivo. Chamamos de shift.
Porém, após algum tempo, essa recuperação não mais acontece e a perda de audição vai se tornando progressivamente maior.
Riscos ao Meio Ambiente
Mas não são somente os humanos que sofrem com a poluição sonora, os animais são até mais prejudicados, pois muitos dependem do som para sua sobrevivência.
A perda auditiva pode torná-los presa fácil ou ainda prejudicar suas habilidades de caça, o que leva à redução da espécie e desequilibra todo um ecossistema. Aves que dependem de um chamado para acasalar, muitas vezes são incapazes de ouvir devido ao barulho excessivo produzido pelo homem.