O herpes é uma infecção causada pelo vírus herpes simples e tem coceira, ardência, feridas e bolhas na região da boca como seus principais sinais e sintomas. Um dos maiores problemas do herpes é que não há uma cura para o vírus e, depois de infectados, os pacientes podem ter crises recorrentes ao longo da vida.
Surtos herpéticos
Os surtos de bolhas voltam a ocorrer eventualmente. Em algumas pessoas, eles se repetem duas ou três vezes por ano e, em outras, com frequência quinzenal. Os medicamentos são pouco efetivos, servindo mais para diminuir os sintomas, encurtar a duração dos surtos e, talvez, espaçar os surtos. Não têm, porém, a capacidade de eliminar os vírus do organismo.
O estresse pode fazer com que as crises aumentem sua intensidade e frequência. Além das doenças que enfraquecem o sistema imunológico, como gripes e resfriados, outros fatores que favorecem o surgimento de crises de herpes são: a exposição excessiva à luz solar, traumas locais, hipo ou hipertermia e grandes níveis de ansiedade e estresse.
Para preveni-las, é importante usar hidratantes labiais com filtro solar, manter as narinas hidratadas, manter uma alimentação saudável e evitar os fatores citados.
Sintomas diferentes
Os sintomas das reativações são em geral mais brandos que os da infecção inicial. Também costumam apresentar sintomas de formigamento, ardência, coceira ou dor antes do surgimento das lesões, caracterizadas pela vermelhidão e pequenas bolhas que se rompem deixando as feridas que cicatrizarão em cerca de 7 a 10 dias.

Não mexa nas bolhas
Ficar cutucando as bolhas podem causar uma infecção, o que pode aumentar mais ainda o tempo de recuperação. Tente se segurar e não fique colocando a mão no local toda hora. Deixe-as em paz e elas vão melhorar muito mais rapidamente.
Fale com o médico sobre pomadas de uso tópico para herpes
Há diversas pomadas de venda livre para herpes, mas você deve consultar um médico antes de escolher uma delas para passar nas bolhas. Se você tiver herpes genital, é preciso de uma receita.
Vá ao retorno médico para saber se o tratamento está funcionando.
Depois de ter tomado o antiviral por alguns meses, é uma boa ideia marcar uma consulta para ver se o tratamento está funcionando. Se ele não estiver produzindo o efeito desejado, o profissional pode sugerir outra linha de tratamento.