Estudos e pesquisas comprovam cada vez mais que os alimentos integrais fazem muito bem à saúde. As fibras contidas nos alimentos integrais aumentam a sensação de saciedade e ajudam no funcionamento do intestino, fundamental para a saúde e o bem-estar. As fibras também fazem com que o açúcar contido nos alimentos seja liberado mais lentamente no sangue, o que previne diabetes e outras doenças. Confira nesse post os principais benefícios de ingerir alimentos integrais!
Diferença entre alimentos integrais e refinados
Os alimentos refinados são aqueles que passam por processo de industrialização, ou seja, as características iniciais são perdidas. Os principais componentes perdidos são as fibras presentes nas cascas e nas películas protetoras dos grãos dos alimentos. Os alimentos refinados são pobres em nutrientes, fornecem apenas calorias vazias. Ou seja, fornecem apenas energia sem benefícios para saúde e por isso podem contribuir para o ganho de peso e favorecer o desenvolvimento de doenças.
Mais nutrientes e saciedade
Os alimentos integrais preservam a integridade de seus nutrientes. São mais nutritivos do que os refinados, possuindo maior quantidade de fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais (fósforo, ferro).
Apresentam praticamente a mesma quantidade de calorias, sendo que os integrais muitas vezes possuem o valor calórico um pouco maior. Mas por promoverem maior saciedade e inúmeros benefícios à saúde são indicados em programas para perda de peso.
Por que esses alimentos saciam mais?
São absorvidos mais lentamente pelo organismo, e os níveis de glicose vão aumentando aos poucos, e por esse fato, este tipo de alimento sacia mais rápido e por mais tempo. Neste caso, estamos falando de cereais, pães integrais e massas integrais em geral.
Diminui o colesterol
Os alimentos integrais diminuem o colesterol, resultando em redução do risco de doenças cardiovasculares. Com a ingestão da quantidade correta de integrais, junto de uma dieta pobre em gordura saturada, ocorre a redução de gordura circulante no nosso organismo. Isso acontece porque as fibras existentes nesses alimentos conseguem absorver as moléculas de gordura e também normalizam a síntese de colesterol.
Diminui o risco de diabetes
Mais uma vez, o alto teor de fibras desses alimentos se torna um aliado. Por possuírem um índice glicêmico de nível baixo para moderado, os alimentos integrais permitem uma absorção mais lenta de glicose no sangue, evitando a elevação rápida desse açúcar após a ingestão.