A cesariana, também chamada de parto cesário ou cesária, é uma forma de parto feita através de cirurgia. A cesária ainda é a via mais comum de parto no Brasil, apesar do parto normal (parto vaginal) ser considerado pela organização mundial de saúde (OMS) e por diversas entidades médicas a melhor forma do bebê nascer.
Quando é recomendada?
A cesariana pode ser programada pelos pais e pelo médico Obstetra mas também se pode dar o caso de o trabalho de parto se complicar, e ser necessário tomar a decisão de fazer uma cesariana que inicialmente não foi planeada.
Como a cirurgia é feita?
O primeiro passo de uma cesária é a anestesia, que é dada na coluna vertebral da mãe, em posição sentada. A seguir, é posto um cateter no espaço peridural para facilitar a administração de medicamentos e é colocada uma sonda para conter a urina.
O médico irá realizar um corte de aproximadamente 10 a 12 cm de largura perto da linha do biquíni, e irá cortar ainda mais 6 camadas de tecidos até chegar ao bebê. A seguir o médico puxa o bebê, o que não vai doer, mas pode ser uma sensação estranha.

Quando o bebê é retirado da barriga o pediatra deverá avaliar se o bebê está respirando corretamente e depois a enfermeira já pode mostrar o bebê a mãe, enquanto o médico retira também a placenta.
Como é a recuperação?
Apesar de ser um procedimento cirúrgico comum e bem documentado, a cesariana não deixa de ser uma cirurgia. A recuperação física e emocional de uma cesariana é, por norma, mais prolongada do que a de um parto por via vaginal, sendo o pós-parto também bastante mais doloroso.
Quais são os riscos de uma cesariana?
Como qualquer cirurgia, uma cesariana tem alguns riscos, como infeção ou problemas de cicatrização, mas estes não são maiores que em qualquer outra cirurgia abdominal. Sendo uma cirurgia de rotina, o normal é não haver qualquer problema.
Quando marcar a cirurgia?
O mais comum é ela seja marcada para antes das contrações surgirem, sendo mais confortável para a mulher. No entanto, ela também pode ser realizada depois que as contrações começarem e o beber der sinais claros de que está pronto para nascer.