De vez em quando seus olhos ficam lacrimejando mais que o normal? Você se sente incomodado com os olhos lacrimejando? Será que é normal essa situação? Vamos entender melhor nesse artigo.
O que pode deixar os olhos lacrimejando?
Os olhos produzem lágrimas constantemente para sua própria proteção contra impurezas do ar. Ao piscar os olhos, as lágrimas se espalham e mantém os olhos úmidos. Quando os olhos ficam lacrimejando quer dizer que muitas lágrimas estão sendo produzidas, o que sobrecarrega o canal lacrimal.
E algumas coisas podem desencadear esse fato: Condições climáticas, como o vento, frio e sol, luz muito brilhante, poeira, poluição do ar, alergias, infecções, lesões nos olhos, conjuntivite, pálpebras viradas, cílios mal posicionados ou uso de medicamento indiscriminado.
Quais as doenças que mais causam lacrimejamento nos olhos?
Conjuntivite e blefarite
A conjuntivite é uma infecção relativamente comum aos olhos. Seus principais sintomas são vermelhidão, inchaço, irritação, coceira e, em muitos casos, olhos lacrimejando. Um médico deverá fazer o diagnóstico já que existem diferentes tipos de conjuntivite e algumas evoluem para complicações mais graves.
A blefarite, é caracterizada como um inchaço ou inflamação das pálpebras que ocorre nos folículos dos cílios e provoca o terçol. Além do inchaço aparente nas pálpebras, podem ocorrer coceira e lacrimejamento consequente desses sintomas.

O que fazer para tratar esse mal?
Primeiramente, o oftalmologista deve avaliar cuidadosamente o olho do paciente, com o objetivo de verificar se o lacrimejamento ocorre em apenas um olho, se está associado a uma infecção, lesão ou quaisquer outros fatores. Após o diagnóstico, o profissional poderá dar início ao tratamento, que pode ser feito por meio da desobstrução do ducto lacrimal ou pela criação de um novo canal nasolacrimal.
Não se automedique
Considere a causa do lacrimejamento antes de tratar-se em casa. Qualquer tratamento em casa depende da causa do seu problema e pode ser arriscado. Enquanto não ir a um médico oftalmologista, use soro fisiológico para deixar os olhos menos secos e mais hidratados.
O lacrimejamento raramente é uma emergência. No entanto, procure ajuda imediatamente se qualquer produto químico entrar no olho ou se você tiver dor, sangramento, perda de visão, ou uma lesão mais grave nos olhos.