O que é a bursite e como fazer o tratamento?

Bursite é a inflamação da bursa, também conhecida como bolsa sinovial, um saco membranoso revestido de líquido que age como amortecedor de atrito entre músculos, tendões e ossos ao redor das articulações.

Dicas de Saúde
July 5, 2022
3
min

Bursite é a inflamação da bursa, também conhecida como bolsa sinovial, um saco membranoso revestido de líquido que age como amortecedor de atrito entre músculos, tendões e ossos ao redor das articulações.

O que causa a bursite?

As causas mais comuns das bursites são traumatismos ou infecções articulares, uso excessivo e repetitivo das articulações, lesões por esforço, artrites e gota. Nem sempre as causas da bursite podem ser determinadas e muitas vezes elas surgem sem causas (idiopática).

Quais os sintomas da bursite?

Dor no ombro e dificuldade para mover o braço são os sintomas mais comuns da bursite subacromial e da síndrome do impacto do ombro.

A dor da bursite costuma se localizar na parte superior do braço, ao longo do músculo deltoide, podendo irradiar-se até próximo ao cotovelo. Essa dor tende a inicia-se de forma leve, agravando-se ao longo de dias ou semanas. A dor da bursite ou da síndrome do impacto agrava-se com a movimentação do braço, principalmente quando tentamos levantá-lo acima da linha do ombro.

Diagnóstico

Embora os exames de radiografia não sejam suficientes para diagnosticar o problema em foco, eles suprimem outras causas que apresentem sintomas similares aos da bursite. Outros procedimentos que compõem a lista de diagnóstico são os exames de ressonância magnética e de ultrassom.

Por fim, a execução de testes laboratoriais, como as análises de amostras sanguíneas, sempre são muito úteis para definir o diagnóstico.

Tratamento para bursite

O tratamento inicial da bursite subacromial consiste em repouso, aplicação de gelo local e controle da dor com analgésicos e anti-inflamatórios.


Se o tratamento inicial não apresentar resultados satisfatórios dentro de 72 horas, ou se o paciente tiver contraindicações ao uso de anti-inflamatórios, o médico pode optar pela aplicação de uma injeção intra-articular de corticosteroides. Em muitos casos de bursite do ombro, uma simples injeção intra-articular leva à cura do quadro.

Prevenção da bursite

  • A melhor maneira de prevenção da bursite é evitar realizar movimentos repetitivos durante o dia. Caso isso seja impossível, como por exemplo no trabalho, o ideal é adotar algumas medidas que minimizarão o risco de desenvolver a doença:
  • Faça pequenos alongamentos durante o dia, ainda que durante poucos segundos, para minimizar o risco de lesões;
  • Procure praticar mais exercícios físicos sempre que possível, preferencialmente a musculação, que ajuda a fortalecer os músculos e protege as articulações contra lesões e inflamações.

Compartilhe este artigo