Quando dormimos, passamos por dois estágios do sono: primeiro, o movimento rápido dos olhos (REM) e, a seguir, os estágios de sonolência, sono intermediário e sono de ondas lentas (NREM). Este é o momento em que passamos por um processo de relaxamento do corpo, consequentemente das vias aéreas superiores: língua, palato mole e parede de faringe, ou seja, é aí que começa o ronco!
Quem ronca mais?
As mulheres reclamam tanto com razão. É verdade que os homens roncam com mais frequência, mais precisamente, 40% das pessoas do sexo masculino roncam, enquanto o distúrbio afeta apenas 30% do sexo feminino.
Há outras teorias que tentam explicar por que homens roncam mais que mulheres, e uma delas tem a ver com a mecânica da faringe, afinal os homens têm faringes muito maiores do que as mulheres e, de quebra, têm mudanças no tamanho de suas vias aéreas – elas mudam conforme eles deitam ou ficam em pé.

Se o ronco interrompe as vezes, preste atenção
Quando o ronco barulhento é interrompido por episódios frequentes de parada respiratória, passa a ser conhecido como Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), muito comum na população, em geral adultos de 30 a 60 anos, com prevalência maior em homens quando comparados a mulheres.
Existe uma posição melhor para dormir?
Para quem ronca a melhor posição para dormir é de lado, pois quando dormimos de barriga para cima há uma piora do ronco e maior chance de ter apneias.
Existe tratamento?
O uso de aparelhos orais ou cirurgias podem ser necessários. Algumas vezes, o simples fato de mudar a posição do corpo ao dormir e abolir álcool e alimentos mais pesados durante a noite resolvem o problema.
Combata doenças relacionadas
Quando parece que mais nada funciona, vá ao médico. O desvio de septo, a sinusite crônica e outros problemas podem estar causando o ronco. O médico vai saber como te ajudar.
Se alimentar bem ajuda no caso
Mesmo que você não acredite, uma boa alimentação pode ajudar na hora do ronco. À noite, tente comer coisas leves e evite bebidas alcoólicas. O álcool relaxa e faz com que o sono fique mais pesado, causando o ronco.