Você sabia que a perda de força e massa muscular é um processo natural do envelhecimento? Quando a perda está relacionada à idade ela tem um nome: sarcopenia. Depois dos 30 anos de idade, estima-se que as pessoas percam a cada década de 3% a 5% de musculatura. Mas como manter a saúde muscular? Descubra agora.
Musculação
Ao fazer musculação você induz alguns mecanismos como o aumento da atividade da folistatina, uma proteína que inibe uma outra proteína responsável pela regulação do ganho de massa muscular, a miostatina. Junto à maior liberação de IGF-1 (fator de crescimento oriundo do hormônio de crescimento GH), auxilia outras proteínas como a PI3K e MAPKs a aumentar as reações celulares que gerenciam o quanto você ganha e perde de massa muscular ao longo dos dias.

Exercícios físicos
Mesmo aqueles que não gostam de ir à academia, podem utilizar equipamentos disponíveis em diversos parques da cidade. A maioria desses aparelhos tem a intenção de trabalhar os maiores músculos do corpo e são a opção apropriada para quem está começando a se exercitar e também para os idosos, que precisam ganhar massa magra.
Alimentação adequada
Em relação à alimentação, desde que você consuma os macronutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) recomendados pelo nutricionista, você obterá um consumo energético ideal que fornecerá as calorias necessárias para desenvolver combustível para essas reações celulares que levam ao ganho de massa muscular.
O que a falta de exercícios pode causar?
Vai chegar um momento em que o corpo já começa dar sinais da falta de atividade quando alguma parte não é devidamente estimulada por algum movimento. Dores lombares e articulares podem estar ligadas ao sedentarismo. A fraqueza muscular nas regiões dos glúteos, por exemplo, pode prejudicar articulações do quadril, joelhos e tornozelos.
A falta de exercícios físicos ainda pode resultar em perda de massa magra e um ganho de gordura.

Não largue os exercícios, independente do tipo
O fortalecimento muscular é muito importante e não é somente do ponto de vista estético, ele é necessário para dar um suporte adequado às estruturas do nosso corpo bem como ao seu bom funcionamento.
Muitas atividades ajudam a tonificar os músculos e entre elas destacamos a musculação, pilates, ginástica, aulas de abdominal, artes marciais, treinamentos funcionais entre outras.