Manter o sistema digestivo saudável é fundamental para melhorar a imunidade, evitar doenças como o câncer no intestino grosso e controlar o metabolismo, sendo assim uma questão importante e que deve ser vista com bastante atenção por quem deseja um organismo sadio e bem disposto.
Evite jejum
Entre os hábitos de vida, até os mais simples podem resultar em uma má digestão, como é o caso de não fracionar as refeições. Muito tempo sem se alimentar provoca o consumo em maior quantidade em uma só refeição. O grande volume prejudica a digestão, que não consegue agir plenamente.
O baixo volume, também. Quando o estômago não encontra alimento para digestão em longos períodos de tempo, úlceras e gastrites podem aparecer, já que o suco gástrico provoca lesões na parede do órgão.
Evite o excesso de alguns alimentos
Evite o excesso de alimentos como: café, chá-preto, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas, chocolate, gorduras, pimentão, pepino, condimentados e frituras. Leite e glúten (amido presente nos derivados de trigo) também podem causar problemas digestivos para algumas pessoas.

Caminhe na medida certa
Após uma refeição leve, caminhar acelera a passagem do alimento pelo trato gastrointestinal, o que dificulta o surgimento da azia, até para aliviar os gases. A movimentação faz com que os gases se acomodem no intestino e promove a saída do excesso.
Depois de comer, uma caminhada de apenas cinco ou dez minutos é satisfatória para ajudar a digerir os alimentos de uma pequena refeição. Não convém fazer uma atividade física demasiadamente rigorosa, pois pode atrapalhar a digestão ao invés de ajudá-la.
Incorpore probióticos na dieta
Eles são as bactérias saudáveis naturalmente presentes no trato digestivo e vão muito além de manter a saúde intestinal em dia. Os probióticos melhoram a absorção de nutrientes, ajudam a fortalecer seu sistema imunológico, e podem ajudar a tratar a síndrome do intestino irritável. Boas escolhas são o iogurte desnatado ou kefir, que têm pouca gordura.
Mastigar bem os alimentos
Por fim, uma dica simples e muito importante para se ter uma boa digestão é mastigar muito bem os alimentos, pois desse modo, a saliva consegue quebrar os carboidratos presentes nos alimentos ingeridos. Feito isso, o trabalho do sistema digestivo é simplificado e acaba sendo mais fácil para o organismo.