A rivalidade entre irmãos é encontrada por toda parte na natureza. Seu primeiro filho recebe 100% do que você tem para dar, e, isso significa muito amor e atenção.
Assim, seu filho tem a melhor oportunidade de formar vínculos amorosos, de ser cuidado e ter suas necessidades atendidas. Então, de repente, sem o conhecimento prévio dele, sem ser por escolha dele e sem que ele tenha sido ouvido, surge em seu mundo um estranho: o irmão menor. Saiba como fazer com que o ciúme entre irmãos diminua!
Preparando seu filho
Mesmo sem terem sido informadas da gravidez, a maioria das crianças percebe uma atmosfera de preocupação e toda a alteração no foco de interesse dos pais.
Quando a gravidez já está bem desenvolvida e você já se sente disposta a compartilhar as novidades, o melhor é contar tudo para o seu filho.
A reação é natural
É natural que a criança mais velha apresente demonstrações de ciúmes como resposta ao nascimento do novo irmãozinho. As atenções e preocupações tendem a estar voltadas para a criança que é menor ou que vai nascer. Ela também teve essa atenção quando menor, mas ela não viu, nem tem lembrança de todo o cuidado e atenção que recebeu.
A emoção do ciúme é normal, não deve preocupar os pais e muitas vezes, pode permanecer durante anos e anos, até quando os irmãos são adultos.
Entendendo o motivo do ciúmes
Como cada caso é único, a origem desse ciúme entre os irmãos deve ser entendida. Isso pode ser um reflexo da personalidade da criança ou do estilo afetivo dos seus pais.
Os ciúmes entre os irmãos também podem refletir o momento emocional que a família está atravessando, o momento em que o novo nascimento ocorreu, etc.
Se conseguirmos compreender como a nossa criança destronada está sofrendo, poderemos compreendê-la melhor e agir com serenidade.
Comparações
Também quando mais crescidos, superada a fase dos primeiros contatos, irmãos podem nutrir ciúme um pelo outro. A razão permanece a mesma: a atenção e a aprovação dos pais e o espaço na família. O indicativo de que a relação não vai bem são as constantes disputas e as brigas intermináveis por qualquer coisa.
Como diminuir a rivalidade e comparações?
- Estabeleça regras claras sobre o que não é aceitável como comportamento (insultos, agressões, etc.)
- Nunca tolere um comportamento agressivo
- Incentive-os a resolverem os seus conflitos, conversando e explicando em vez de competirem
- Dê-lhes tarefas para fazerem juntos, que promovam a cooperação