Acidentes domésticos são bastante comuns, principalmente, com idosos e crianças. Alguns objetos e situações caseiras que parecem simples e sem riscos podem representar uma ameaça para crianças curiosas, idosos com movimentos limitados e até para adultos desatentos. Confira dicas valiosas para evitar esse tipo de acidente!
Cuidado com as panelas
Não deixe os cabos das panelas sobre o fogão voltados para fora, principalmente se houver crianças em casa. Isso evita os esbarrões e também que as crianças puxem as panelas e derrubem seu conteúdo sobre si, provocando queimaduras.
Tomadas e fios merecem atenção
Para evitar choques indesejados, recomenda-se a proteção de todas as tomadas. É preciso estar atento ao uso de vários aparelhos domésticos na mesma tomada, por meio de extensões e benjamins. Isso pode sobrecarregar a tomada e provocar incêndios. Além disso, por segurança, é importante dificultar o acesso das crianças aos fios, que devem ter apenas dimensões suficientes para o alcance da tomada.
Elimine tapetes e passadeiras desnecessários
O risco de tropeçar em um tapete ou passadeira e acabar caindo é bastante grande, e, dependendo do local e intensidade com que esta queda ocorrer as consequências podem ser graves como a fratura de algum osso, por exemplo.
Nos casos em que é imprescindível o uso do tapete prefira os modelos com a parte inferior emborrachada (os antiderrapantes), o que faz com que o mesmo não se mova facilmente.
Se atente com as escadas e sacadas
Quem tem criança em casa, e principalmente em apartamento, deve instalar grades e redes de proteção nas janelas e sacadas. As escadas devem possuir corrimão e o piso não deve ser escorregadio. Procure colocar barreiras, protetores e portões em todos os acessos que levem às escadas.
Produtos de limpeza
Guarde os produtos de limpeza sempre nas suas embalagens originais, para que seja possível identificar o conteúdo em caso de acidente. Não reaproveite embalagens e não use embalagens de alimentos e bebidas para guardar produtos de limpeza ou outros produtos potencialmente tóxicos.
Cuidado com o banheiro
Secadores e lâminas cortantes devem ser guardados em local seguro, sempre fora do alcance de crianças. Deve-se evitar deixar banquinhos no banheiro e sempre esvaziar a banheira depois de usá-la.