Como deixar seu coração mais saudável?

Os hábitos saudáveis são essenciais para viver melhor. Reduzir os riscos de sofrer alguma cardiopatia é simples, mas depende de nosso compromisso e do quanto queremos mudar no dia a dia.Os hábitos saudáveis são essenciais para viver melhor. Reduzir os riscos de sofrer alguma cardiopatia é simples, mas depende de nosso compromisso e do quanto queremos mudar no dia a dia. Pequenos hábitos diários podem fazer a diferença entre ter um coração saudável ou sofrer uma doença cardíaca. Conheça seu histórico familiar As doenças cardiovasculares estão ligadas a fatores hereditários. Se alguém da sua família teve infarto, insuficiência cardíaca, angina, AVC (acidente vascular cerebral) ou já fez alguma cirurgia cardíaca, procure um médico para avaliar sua saúde. Mas não esqueça: fatores não hereditários (os que estão ligados a nossos hábitos de vida) são mais importantes que a genética quando o assunto é saúde cardiovascular. Controle a pressão De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das mortes cardiovasculares são causadas pela pressão arterial alta. Além do sal, controlar a ingestão de álcool é uma iniciativa que também deixa o coração longe dos altos níveis de pressão. O controle da pressão arterial deve estar em níveis iguais ou inferiores a 140 por 90 milímetros de mercúrio (mmHG). Faça uma dieta balanceada Excesso de açúcar, sal ou gordura são os principais vilões de uma alimentação adequada. Uma dieta balanceada inclui porções de frutas, legumes e verduras, além das proteínas advindas das carnes, de preferência, as magras.

Dicas de Saúde
July 5, 2022
3
min

Os hábitos saudáveis são essenciais para viver melhor. Reduzir os riscos de sofrer alguma cardiopatia é simples, mas depende de nosso compromisso e do quanto queremos mudar no dia a dia. Pequenos hábitos diários podem fazer a diferença entre ter um coração saudável ou sofrer uma doença cardíaca.

Conheça seu histórico familiar

As doenças cardiovasculares estão ligadas a fatores hereditários. Se alguém da sua família teve infarto, insuficiência cardíaca, angina, AVC (acidente vascular cerebral) ou já fez alguma cirurgia cardíaca, procure um médico para avaliar sua saúde. Mas não esqueça: fatores não hereditários (os que estão ligados a nossos hábitos de vida) são mais importantes que a genética quando o assunto é saúde cardiovascular.

Controle a pressão

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das mortes cardiovasculares são causadas pela pressão arterial alta. Além do sal, controlar a ingestão de álcool é uma iniciativa que também deixa o coração longe dos altos níveis de pressão. O controle da pressão arterial deve estar em níveis iguais ou inferiores a 140 por 90 milímetros de mercúrio (mmHG).

Faça uma dieta balanceada

Excesso de açúcar, sal ou gordura são os principais vilões de uma alimentação adequada. Uma dieta balanceada inclui porções de frutas, legumes e verduras, além das proteínas advindas das carnes, de preferência, as magras.


Manter um peso saudável melhora as condições do coração

Se você estiver acima do peso, não só está colocando pressão sobre seu coração, mas terá um risco ainda maior de desenvolver outros problemas e doenças, como colesterol alto, diabetes e hipertensão arterial. Uma dieta saudável e exercício o ajudarão a fortalecer o coração.

Opte por uma dieta que evite alimentos com gordura trans e saturada, como carne vermelha, frituras, fast-foods e alimentos processados. Você também deve evitar alimentos que sejam ricos em colesterol e sal.

Não fume

Além de fazer mal aos pulmões, aumentar o envelhecimento da pele, favorecer o aparecimento de câncer (principalmente no pulmão, de boca e pele), o tabaco também está relacionado a doenças cardiovasculares. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o consumo de derivados do tabaco pode causar em torno de 50 doenças diferentes.

Compartilhe este artigo