Como aplicar protetor solar em crianças?

O sol em excesso pode trazer muitos problemas à saúde, principalmente para a nossa pele.

Dicas de Saúde
July 5, 2022
2
min

O sol em excesso pode trazer muitos problemas à saúde, principalmente para a nossa pele. Ele produz uma radiação invisível chamada de radiação ultravioleta, que pode ser dividida em duas principais partes: UVA e UVB.

A radiação UVB tem maior intensidade entre 10 e 15 horas. Produz queimadura solar, sendo a principal responsável pelo câncer de pele.

As crianças possuem a pele mais sensível e, por isso, precisam usar protetor solar não apenas no verão, mas diariamente. Quanto mais clara a pele, maior deve ser o fator de proteção. E na estação mais quente do ano os cuidados devem ser reforçados, especialmente quando há exposição ao sol na praia ou na piscina. Para cada idade e tipo de pele é necessário um cuidado diferente.

A partir de qual idade os pequenos podem usar protetor solar?

A maioria dos estudos recomenda que bebês usem protetor solar a partir dos seis meses. Antes disso, deve-se evitar o sol direto no bebê e colocar roupas de algodão, porque ele não tem a pele preparada para a exposição forte.

Para crianças entre 6 meses e 2 anos, escolha um protetor solar composto por filtros físicos (está escrito na embalagem), pois é mais seguro para esta faixa etária.

Acima de 2 anos, o protetor solar indicado ao público infantil leva em consideração as características da pele da criança. Converse com o seu pediatra ou dermatologista para saber qual é a melhor indicação.

Qual fator de proteção usar no meu filho?

O fator de proteção indicado para crianças é sempre acima de 30 e, caso a pele seja muito clara, o melhor é optar por um FPS maior do que 40. A forma de aplicar o protetor na pele também é importante: é preciso esperar 30 minutos após passar o produto. Somente depois disso é recomendada a exposição ao sol, pois haverá tempo adequado para o protetor penetrar na pele.

Qual o melhor protetor?

O protetor ideal é aquele que bloqueia tanto os raios UVA como os UVB. É fundamental escolher um produto específico para crianças, levando em consideração também a idade delas, pois isso ajuda a evitar que algumas substâncias irritem a pele sensível do bebê.

Compartilhe este artigo