A Reumatologia é uma ciência que estuda as doenças que causam, em sua evolução, dor ou incapacidade funcional nas articulações ou em qualquer outro componente do sistema músculo esquelético. Afinal, o que é reumatismo e quais são seus tipos?
Causas do reumatismo
Como as doenças reumáticas são muito diversas e complexas, há numerosas causas diferentes:
Podem ser de origem degenerativa, em que o aparelho locomotor vai perdendo as suas características originais (por exemplo, a Artrose e a Osteoporose); inflamatória (como a Artrite Reumatóide e a Espondilite Anquilosante); infecciosa (como as artrites reativas); imunológica (casos de Lúpus Eritematoso Sistêmico e Esclerodermia); e metabólicas (por exemplo, a Gota).
Artrite reumatoide
É uma doença que causa principalmente inflamação das articulações, podendo gerar degeneração das cartilagens das juntas, deformidades e incapacitação para as atividades diárias. Se não tratada adequadamente, metade dos pacientes tornam-se incapacitados para o trabalho em 10 anos de evolução da doença.

Artrose
É a doença reumática mais frequente a nível mundial. Também designada por osteoartrose, atinge sobretudo as articulações dos joelhos, mãos, pés, anca e coluna. É uma doença degenerativa que tem origem na cartilagem e provoca dor, deformação óssea, limitação de movimentos e incapacidade progressiva.

Osteoporose
A osteoporose é uma doença que faz com que os ossos do corpo fiquem fracos, tornando-os mais propensos às fraturas, mesmo com mínimos traumas. Pessoas com mais de 60 anos, mulheres pós-menopausa, com antecedentes familiares, dieta pobre em cálcio, fumantes e consumidoras de álcool, sedentárias e em tratamento prolongado com corticoides têm maior risco de desenvolver a doença.

Sintomas do reumatismo
O sintoma comum e determinante de manifestação das doenças reumáticas é a dor. Embora a dor esteja presente em todos os quadros de doença reumática, qualquer que seja a sua causa, existem características da dor que a diferenciam e podem ajudar a um diagnóstico mais concreto. Assim, é completamente diferente uma situação em que o doente apenas se queixa de dor quando se esforça ou usa a articulação lesada (dor mecânica) ou um quadro de dor que se agrava com o repouso e com a imobilização.
Você sente dores fortes? Agende com o especialista!