Quais os principais tratamentos para varizes?

Pequenos filamentos arroxeados ou vasos grossos e sinuosos claramente visíveis na pele: assim são os vasinhos e varizes.

Doenças
June 28, 2022
3
min

Pequenos filamentos arroxeados ou vasos grossos e sinuosos claramente visíveis na pele: assim são os vasinhos e varizes. A diferença entre eles é que os vasinhos ficam nas camadas da pele e têm no máximo um milímetro de diâmetro, já as varizes têm diâmetro superior a um milímetro e estão localizadas embaixo da pele. Afinal, como se livrar desse problema?

Meias elásticas de compressão

Esse tipo de meia deve ser usada diariamente, pois comprime os vasos sanguíneos, devendo ser colocadas nas pernas logo ao acordar e retiradas para tomar banho e dormir. As meias elásticas de compressão podem ser encontradas nas farmácias ou em lojas de produtos hospitalares, no entanto, devem ser utilizadas sob orientação médica.

Tratamento com espuma

O tratamento de varizes com espuma, conhecido como escleroterapia com espuma, é eficaz nas varizes de pequeno calibre, sendo mais indicado para os vasinhos e para as microvarizes. A espuma é uma mistura de gás carbônico com um líquido, que juntos são aplicados diretamente nas varizes, fechando a veia.

O tratamento com espuma é praticamente definitivo e após o procedimento é recomendado utilizar meias elásticas de compressão para melhorar a circulação e diminuir as chances da variz reaparecer.


Como melhorar a circulação do sangue nas pernas?

Levantar a cada uma ou duas horas para movimentar os músculos é a melhor alternativa. Mas fazer exercícios com as pernas, mesmo sentado, também ajuda. Uma das dicas é levantar e abaixar os pés, como se estivesse acelerando um carro, por cinco vezes a cada meia hora.

Cirurgia para varizes

A cirurgia para varizes é indicada para os casos mais graves, onde as varizes são muito grossas, com mais de 1 dedo de calibre, gerando sintomas como inchaço nas pernas, dor e coceira, o que pode trazer complicações. A recuperação da cirurgia de varizes depende da quantidade e do tamanho das veias que são retiradas.

Escleroterapia

O laser aplicado sobre a pele age da mesma maneira que a glicose e a espuma, mas através de energia luminosa. O feixe de laser aquece o vaso distendido e gera uma inflamação que une suas paredes e uma vez fechado, esse vaso pode até ser reabsorvido pelo próprio organismo.

Compartilhe este artigo