A diabetes é uma doença que ainda assusta muito, no entanto, em pleno século 21 ainda existem muitos mitos e informações desencontradas sobre a doença e seus sintomas. Confira as principais informações que você precisa saber sobre a doença.
Sintomas principais da diabetes
Urinar muito, sede, fome, cansaço fácil, fraqueza, disfunção erétil, dores nas pernas ou formigamento, visão turva, entre outros. Esses são alguns dos sintomas que indicam a doença, por isso é preciso fazer o exame de glicemia regularmente.
Vale sempre ressaltar que como existem alguns tipos dessa condição, os sintomas podem variar de acordo com o tipo.
Como acontece a diabetes?
O pâncreas não consegue produzir insulina suficiente para suprir as necessidades do organismo, principalmente se o corpo tiver sempre altos picos de energia – o que acontece em alimentações ricas em pães e massas.
Quando ocorre a falta desse hormônio no organismo a glicose não consegue penetrar nas células para ser utilizada como fonte de energia, o que causa a diabetes.
Medicações frequentes
Tanto insulina, quanto medicação oral podem ser usadas para o tratamento do diabetes. A insulina é sempre usada no tratamento de pacientes com diabetes tipo 1, mas também pode ser usada em diabetes gestacional e diabetes tipo 2 (quando o pâncreas começa a não produzir mais insulina em quantidade suficiente).
A medicação oral é usada no tratamento de diabetes tipo 2 e, dependendo do princípio ativo, tem o papel de diminuir a resistência à insulina ou de estimular o pâncreas a produzir mais desse hormônio.
Você sabia? O sal também faz mal!
Que as pessoas com essa doença crônica não podem comer açúcar todo mundo sabe. O que muita gente esquece é que o sal pode fazer igualmente mal, pois a hipertensão pode ser uma complicação comum do diabetes.
O perigo da pré diabetes
Existe também a pré-diabetes, que é quando os níveis de açúcar (glicemia) estão começando a ficar elevados, e os níveis de insulina também. Geralmente, nestes casos, a orientação é no sentido de mudar hábitos de vida para ter alimentação mais saudável e fazer exercícios físicos.