O que é arritmia cardíaca?

Qualquer alteração no ritmo cardíaco normal é chamada de arritmia.

Doenças
July 5, 2022
2
min

Qualquer alteração no ritmo cardíaco normal é chamada de arritmia. A condição ocorre quando os impulsos elétricos do coração não funcionam da maneira correta, provocando batimentos acelerados (taquicardia), lentos (bradicardia) ou até mesmo irregulares.

Para ser considerada normal, a frequência cardíaca deve girar em torno de 60 a 100 batimentos por minuto.

O que pode causar arritmia?

Estresse, fumo, grande ingestão de álcool, exercício físico muito forte, uso de certas drogas (como cocaína e anfetaminas), uso de alguns medicamentos, e muita cafeína podem ocasionar arritmia em algumas pessoas. Um ataque cardíaco, ou outras condições que danificam o sistema elétrico do coração, também podem causar arritmia. Essas condições incluem pressão alta, doença da artéria coronária, insuficiência cardíaca, hipotireoidismo, hipertireoidismo e doença reumática do coração.

Classificação da arritmia

As arritmias cardíacas às vezes são classificadas de acordo com sua origem: arritmias ventriculares (originárias dos ventrículos) ou arritmias supraventriculares (originárias de áreas cardíacas acima dos ventrículos, tipicamente os átrios). Eles também podem ser classificados de acordo com seu efeito na frequência cardíaca, com bradicardia indicando uma frequência cardíaca inferior a 60 batimentos por minuto e taquicardia, indicando uma frequência cardíaca de mais de 100 batimentos por minuto.

Quais os sintomas da arritmia?

Os sintomas das arritmias variam de pessoa para pessoa, mas o sintoma mais comum é a palpitação. As arritmias podem provocar tonteiras, falta de ar, mal-estar, sensação de peso no peito, fraqueza, fadiga, dor no peito, dentre outros. Se uma pessoa apresentar sintomas como: confusão mental, pressão baixa, dor no peito e desmaios, é preciso encaminhá-la para o serviço médico, pois é um paciente que corre risco de morte. As arritmias podem ser diagnosticadas por um profissional em um exame cardiológico.

Diagnóstico

O médico pode diagnosticar o problema e a causa através de um simples eletrocardiograma, no entanto outros exames são necessários como:

– Ultrassonografia do coração permite determinar seu tamanho, a espessura de suas paredes, as condições de suas cavidades e a função cardíaca;

– Teste de esforço permite verificar como o coração se comporta durante a atividade física;

– Holter de 24 horas que registra os batimentos do coração e o eletrocardiograma que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca.

Quando devo procurar um médico?

É importante buscar ajuda médica sempre que notar alterações em sua frequência cardíaca ou sentir qualquer um dos sintomas descritos anteriormente, especialmente em situações de confusão mental, desmaios e dor no peito. Isso vale em casos de pacientes com suspeita de arritmia ou já em fase de tratamento.

Compartilhe este artigo