Entre 90% e 95% dos casos de asma podem ser facilmente controlados através da terapia adequada. Existem várias opções farmacológicas para o tratamento da asma que podem ser utilizados por três vias: inalatória, oral ou injetável. Preferencialmente, a escolha vai para os medicamentos inalatórios pela elevada eficácia e segurança associadas. Saiba mais em nossa matéria:
Reduzir a exposição a fatores irritantes
Sair mais e gastar menos tempo em locais com altas quantidades de ácaros, fumos químicos e outras toxinas podem ajudar a controlar os sintomas da asma.
Embora você possa pensar que estar ao ar livre expõe alguém a alergias sazonais, ao longo do tempo, seu organismo se torna resistente e isso pode ser benéfico.
Tratamento para a crise
Os medicamentos broncodilatadores de ação rápida – as conhecidas bombinhas contra asma – são prescritos para aliviar uma crise asmática ou episódios de tosse em asmáticos. Eles atuam de maneira imediata contra o fechamento dos brônquios e permitem sua dilatação. Na maioria dos casos, o paciente experimenta uma melhora em sua capacidade respiratória em poucos minutos.
A ação destes remédios dura entre quatro e seis horas. Eles também podem ser utilizados por asmáticos antes da prática de exercícios físicos com objetivo de prevenir a ocorrência do problema ao se fazer esforço.
O que são corticoides?
Os corticoides são prescritos para o controle de crises asmáticas quando os broncodilatadores de ação rápida não fazem efeito. No entanto, a decisão sobre o uso de corticoides e sua forma (comprimidos, xarope ou injeção) é exclusiva do médico especialista que acompanha o tratamento do paciente.
Tratamento contínuo para evitar crises
São utilizados medicamentos para alívio rápido dos sintomas e para manutenção do controle da crise. A base do tratamento da asma persistente é o uso continuado de medicamentos com ação anti-inflamatória, também chamados controladores, sendo os corticosteroides inalatórios (bombinha) os principais. Pode-se associar também medicamentos de alívio, com efeito broncodilatador.
O que fazer em uma crise de asma?
É importante agir rapidamente ao ver uma pessoa em meio a uma crise asmática. Você pode ajudá-la de três maneiras:
- Se possível, oferecer o remédio para asma à pessoa;
- Colocar a pessoa sentada e inclinada para frente;
- Se os sintomas não desaparecerem, chame uma ambulância ou leve-a até o hospital mais próximo.