Como a cirrose se desenvolve?

A cirrose é uma doença do fígado. Caracteriza-se por uma substituição progressiva dos tecidos saudáveis do fígado por nódulos e tecido fibroso, o que prejudica progressivamente a função hepática.

Doenças
July 5, 2022
3
min

A cirrose é uma doença do fígado. Caracteriza-se por uma substituição progressiva dos tecidos saudáveis do fígado por nódulos e tecido fibroso, o que prejudica progressivamente a função hepática. Trata-se de uma doença grave e irreversível, que pode permanecer estável ou evoluir.

Causas da cirrose

O fígado é capaz de reparar-se quando agredido. No entanto, se a agressão ocorrer de forma persistente ao longo de vários anos, o processo de reparação passa a envolver a criação de tecido cicatricial em vez de tecido com células hepáticas capazes de executar suas funções.

Assim, situações nas quais há contínua agressão do fígado, como ocorre, por exemplo, com o consumo crônico e abusivo de álcool, podem causar cicatrizes em áreas significativas no fígado, processo no qual damos o nome de cirrose.

Outras causas da doença são as hepatites crônicas, provocadas pelos vírus B e C, e pelo uso de determinados medicamentos, assim como pela hepatite autoimune.


Quais os sintomas da cirrose?

Os sintomas não são comuns durante os estágios iniciais da cirrose. No entanto, à medida que o tecido cicatricial se acumula, a capacidade do fígado para funcionar corretamente é prejudicada. Podem ocorrer os seguintes sinais e sintomas:

Vasinhos de sangue tornam-se visíveis na pele do abdômen superior, fadiga, insônia, coceira na pele, perda de apetite, perda de massa corporal, náusea, dor na área onde o fígado está localizado, palmas das mãos vermelhas ou manchadas, fraqueza, icterícia. Em casos piores, o abdômen enche-se de líquido, dando ao paciente uma grande barriga (ascite).

Tratamento para cirrose

Infelizmente a cirrose não possui cura, mas possui tratamento. O tratamento medicamentoso da cirrose hepática tem como objetivo controlar alguns sintomas da cirrose como a ardência e o inchaço abdominal resultante do acúmulo de líquido no corpo. Os remédios diuréticos são os utilizados para ajudar a eliminar o excesso de líquido.

Como evolui a cirrose hepática?

É possível que mais de dois terços do fígado normal sejam destruídos e ainda assim a porção restante assuma todas as funções, o que permite que a doença evolua durante anos.

No entanto, ela pode também atingir graus incompatíveis com a vida e resultar na morte, sobretudo se o agente causal não puder ser afastado.

Compartilhe este artigo